Apagão atinge o Nordeste

O desligamento ocorrido na tarde de quarta, dia 10 foi motivado por um problema na ligação entre as regiões Sudeste e Norte.

A Chesf confirmou o problema que afetou localidades em todos os estados da região.

Um apagão atingiu todos os estados do Nordeste, de forma parcial. A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) informou que o problema no fornecimento teve início às 13h52 e foi completamente solucionado em todas as localidades às 14h30.

O superintendente de operações da Chesf, João Henrique Franklin, explicou que houve um desligamento na carga da região Nordeste por causa de um problema na ligação entre as regiões Sudeste e Norte. “Nessas linhas de interligação entre o Sudeste e o Norte, a região Nordeste sofre uma variação de frequência por conta do desbalanço entre geração e consumo. Atua na região um esquema automático de alívio de carga. Foi o que aconteceu”, diz Franklin.

Segundo Franklin, localidades em todos os estados foram afetadas porque o sistema de alívio de carga é distribuído em todas as concessionárias de distribuição da região. “O motivo do problema na interligação da região Norte com o Sudeste ainda está sendo identificado. A prioridade foi o restabelecimento do consumo”, afirmou.

João Henrique Franklin ressaltou que as causas do problema serão investigadas pelo Operador Nacional do Sistema (ONS).

A Eletrobrás, que é controladora da Companhia Hidrelétrica do São Francisco, responsável pela transmissão na região, informou que o blecaute atingiu todos os Estados, mas que em nenhum o apagão foi de 100%. Segundo a empresa, normalmente, o Sudeste despacha 2,4 mil megawatts (MW) para os Estados do Nordeste, mas, no início da tarde, cerca de 800 MW deste total deixou de ser enviado.

Apesar de ter sido relativamente curto, esse é o terceiro apagão a atingir mais de um Estado desde o final do ano passado. Em novembro, 18 Estados foram atingidos por um grande apagão causado pela queda do sistema de transmissão de Itaipu. Em janeiro, Acre e Rondônia ficaram sem luz por uma falha na recém-inaugurada linha que conecta os dois Estados ao Sistema Interligado Nacional.

Duração

40 minutos foi o tempo que levou para a falta de energia ser solucionada completamente em todos os estados nordestinos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: