Retrato cultural

Menos leitura, menos visitas a exposições de arte e espetáculos de dança. Esse é o cenário cultural brasileiro atualmente, se comparado com números de 2007, segundo pesquisa realizada pela Fecomércio do Rio de Janeiro. Os índices de visita ao teatro e shows de música continuam os mesmos, de acordo com o levantamento, que tem como objetivo mensurar os hábitos de lazer relacionados à cultura. Apenas as visitas ao cinema cresceram.

De alcance nacional, a pesquisa foi feita em 1 mil domicílios, em 70 cidades de nove regiões metropolitanas. As entrevistas foram feitas em dezembro do ano passado e de 2007, com conclusões não muito animadoras. Por falta de hábito ou gosto, 60% das pessoas que passaram pela apuração disseram não ter assistido a um filme no cinema, visitado exposições ou ido ao teatro ou espetáculos de dança em 2009. Dois anos antes, esse número era de 55%. Das pessoas que disseram ter desfrutado de pelo menos um dos hábitos culturais, 23% disseram ter lido apenas um livro, contra 31% das pessoas consultadas em 2007.

A pesquisa foi além das simples cifras e buscou os motivos por trás delas. Como resultado, 60% das pessoas responderam não ter o hábito da leitura, enquanto 22% foram direto ao ponto e assumiram não gostar de ler. A situação econômica não demonstrou influenciar em nada nos resultados, já que apenas 6% dos envolvidos na pesquisa disseram não ter condições para pagar pelos livros. Situação semelhante é a do teatro, que não é hábito para 38% dos entrevistados. Não gostar de assistir a peças teatrais é a realidade de 27% das pessoas.

Bahia noticias

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: