Grupo Matizes realiza 1ª Mostra Cultural da Diversidade no Piauí

Luiz Mott, decano do movimento LGBT no Brasil, costuma dizer nos quatro cantos que “o Piauí é a San Francisco do Sertão”. Ao comparar nosso Estado com a cidade americana mais gay, Mott quer destacar os grandes avanços conquistados pela população LGBT piauiense.

Mesmo com as inúmeras conquistas, a discriminação contra pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais ainda é a regra no Piauí. Por isso, o Matizes tem atuado fortemente nas ações de combate ao preconceito e enfrentamento da discriminação. Com esse objetivo, o Grupo realizará a 1ª Mostra Cultural da Diversidade, que acontecerá de 05 a 07 de março, no Complexo Cultural Clube dos Diários.

A Mostra é produto do Prêmio Nacional de Cultura LGBT, patrocinado pelo Ministério da Cultura, com o objetivo de fomentar a realização de ações artísticos-culturais voltadas para o combate à homofobia. Através da 1ª Mostra Cultural da Diversidade, os teresinenses terão a oportunidade de assistir a manifestações artístico-culturais, cujo foco é o respeito às diversidades como pressuposto para a construção de uma cultura de paz. “A linguagem artística é uma importante ferramenta para a sensibilizarão das pessoas e provocar nelas reflexão sobre questões ditas “polêmicas”, como é o caso das homossexualidades. Essa mostra busca exatamente isso: incitar os teresinense a refletir sobre as homossexualidades despidos de preconceito”, explica Herbert Medeiros, Coordenador de Imprensa do Matizes.

Um dos destaques da Mostra será a Exposição fotográfica “Lésbicas de todos os Matizes”, que retratará o universo lésbico-feminino, através das nuances da linguagem fotográfica. As imagens buscarão percorrer e desvendar como mulheres lésbicas e bissexuais vivenciam seus cotidianos socioculturais, em espaços como trabalho, família, relações amorosas e lazer. Para Marinalva Santana, militante do Matizes e da Liga Brasileira de Lésbicas (LBL), essa exposição mostrará um outro lado da lesbianidade, em que o orgulho, a alegria e a paz interior são os principais ingredientes nas vidas das mulheres que se deixaram fotografar. “Essa exposição foi pensada não só para homenagear algumas lésbicas guerreiras de nosso Estado, mas também para desconstruir a idéia, distorcida e equivocada, de que vivenciar a lesbianidade é sinônimo de sofrimento e angústia”, pontua Marinalva.

MOSTRA CULTURAL DA DIVERSIDADE

05 de março de 2010

18h – Abertura – Local: Galeria do Complexo Cultural Clube dos Diários
18h30min – Lançamento do Livro:
– Primeiro livro das diferenças: de família e bandos, de Flavio Brebis
20h30min – Show “As Divas” – Produção: Cláudia Simone e João Vasconcelos – Local: Galeria do Complexo Cultural Clube dos Diário

21h – Festa “Eu gosto de ser mulher”, c/ Elines Andrade, Jô Ribeiro, Rita Farias e Dj Laís – Local: Lagoinha da Mãe Alda (Rui Barbosa, 5359, Mafrense)

05 a 12 de março de 2010

Exposição Fotográfica “Lésbicas de todos os Matizes” – Local: Galeria do Complexo Cultural Clube dos Diários
Exposição “Matizes em movimento” – Local: Galeria do Complexo Cultural Clube dos Diários

08 a 12 de março de 2010

12h – Mostra de filmes – Local: Sala Torquato Neto

Fonte: AssCom

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: