Via Sacra do Grita pode não acontecer no Maranhão

O maior espetáculo teatral ao ar livre do Maranhão, a “Via Sacra”, realizado há 29 anos no bairro do Anjo da Guarda, em São Luís, corre o risco de não acontecer neste ano. O motivo é o não pagamento da cota de patrocínio do Governo do Estado do espetáculo em 2009, quando o governador ainda era Jackson Lago.

O Grupo Independente de Teatro Amador (Grita), organizador do espetáculo, justificou a decisão de não encenar a tradicional montagem, pois, no período em que os recursos financeiros iam ser liberados em parcela única, as contas do Governo do Estado foram bloqueadas com o anúncio da cassação do ex-governador Jackson Lago. “O valor do patrocínio era de R$ 100 mil e até hoje não recebemos, em função de as contas do governo anterior estarem sob auditoria”, explicou a diretora do Departamento de Produção do Grita, Gina Lisboa.

Durante todo o ano o processo tramitou na Secretaria de Estado da Cultura (Secma) e foi enviado para a Procuradoria de Geral do Estado, que julga o processo. “Esperamos que nesta terça-feira o parecer seja favorável à liberação da verba, pois, sem o dinheiro não poderemos quitar o que já devemos para fechar os novos contratos para realizar a ‘Via Sacra’ de 2010”, disse Gina Lisboa. “Já avisamos aos nossos outros patrocinadores que, se não houver o pagamento da cota do governo, não fecharemos os contratos, pois precisamos quitar os débitos com os patrocinadores”, completou.

Em 2009, a “Via Sacra” estava prevista para acontecer nos dias 9 e 10 de abril, mas, por conta de um temporal na noite do dia 9, não foi possível realizar a encenação, que foi transferida para o dia 1º, sábado. “Com esta transferência, o secretário de Cultura da época, Joãozinho Ribeiro, garantiu mais R$ 60 mil para pagar as despesas de aluguel de som e iluminação, mas esse valor nem chegou a ser empenhado”, lembrou a diretora.
O cronograma para a realização da “Via Sacra” de 2010 está para os dias 1º e 2 de abril e a expectativa é de que todos os pagamentos de 2009 sejam realizados até o próximo dia 15, quando se pretende começar a montar o cenário e os figurinos. “Hoje, devemos nos reunir com o secretário Luís Bulcão para adiantar o cronograma deste ano e ele também nos aconselhou a adiantar o trâmite burocrático de 2009”, frisou Gina Lisboa.

Tradição

A forte religiosidade popular na área Itaqui-Bacanga traduziu-se na multiplicação de comunidades de base que combinaram as tradições religiosas com a luta pela conquista dos direitos humanos. Essa combinação foi uma fonte de inspiração para o Grita, que optou, em 1981, por montar o espetáculo “Via Sacra”, no Anjo da Guarda, com o propósito de traduzir o sentimento libertário da Paixão de Cristo na movimentação em torno da emancipação da própria comunidade.

Ao longo de 28 anos de espetáculo, mais de 2 milhões de pessoas assistiram à encenação, que já se tornou um evento fixo do calendário cultural de São Luís.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: