UFRN e Funcarte comemoram Dia da Poesia

O Dia da Poesia – 14 de março – será comemorado com homenagens ao poeta dos escravos, Castro Alves, na Biblioteca Esmerado Siqueira, da Fundação Capitania das Artes (Funcarte). Na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, os debates serão variados.

A programação da Funcarte começou cedo; na segunda (8) e segue até o domingo (14), com o Varal Poético. Até a quinta-feira (11), haverá contação de histórias para crianças em escolas públicas municipais.

Na sexta-feira (12), às 9h, a contação de história para o público infantil será na Biblioteca da Funcarte. No mesmo dia, das 15h às 18h, no auditório do Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão, haverá mini-curso sobre “Clássicos da Poesia Potiguar” pelo professor José Augusto Costa Júnior.

No domingo (14), a praça do Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão recebe, a partir das 15h, o Varal Poético, com exposição de cordel, livros de poesia do acervo da biblioteca Esmeraldo Siqueira e sebos.

O evento conta também com homenagem ao poeta José Saldanha, mesa redonda, apresentações dos poetas da Sociedade dos Poetas Vivos e Afins (SPVA) e shows com Geraldinho Carvalho, Trope Trupe, declamação livre, show lítero-musical com o poeta Paulo Varela e show com a banda Rosa de Pedra.

Programação do Varal Poético:

Local: Praça do Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão (Ribeira)

– Exposição de Cordel
– Exposição de livro de poesia do acervo da Biblioteca Esmeraldo Siqueira.
– Exposição de Sebos
– Tapioca com Poesia
15h às 17h: Mesa Redonda “A Poesia Potiguar no RN”. Palestrantes: Francinete Oliveira, Jose Lucas, Gutemberg Costa, Paulo de Tarso Correia de Melo: Mediador: José Augusto Costa Filho.
17h: Apresentação dos Poetas da SPVA
17h45: Show com Geraldinho Carvalho
18h15: Tropa Trupe
18h45: Declamação livre (delimitação de dois poemas por declamador)
19h15: Show Lítero-Musical com o poeta Paulo Varela
19h45: Rosa de Pedra

Na UFRN…

Durante a manhã da segunda-feira (15), o setor 2 da UFRN terá o café da manhã “Café com Poesia” e a apresentação de uma comitiva de artistas locais, formada por poetas, violeiros e um cantador de aboio. A programação matutina ainda conta com saraus, caminhada, lançamentos de livros, projetos e colagem de poesias.

À tarde, a comemoração será na Escola de Música, com o projeto “Con-versa com prosa uma Con-versa”, presidido pela professora doutora de Literatura Portuguesa e Literatura Africana, Tânia Lima. Após o projeto, será apresentado o espetáculo “Farsa de Inês Pereira no Alto do Seridó”.

Os shows de encerramento ficarão por conta de Neuza Pinheiro e Geraldo Carvalho.

Deixe um comentário