Codesp lança 40 anos do Jerns e apresenta calendário escolar 2010

Foram convidados os presidentes das federações de esportes para discutir sobre o maior evento escolar do Estado do RN.

A Secretaria de Educação e Cultura do RN por meio da Coordenadoria do Desporto (Codesp) realiza lançamento dos 40 anos do Jerns nesta segunda-feira (29). O evento, que contará com almoço no Olimpo da Hermes da Fonseca a partir das 12h, reunirá ex-coordenadores da Codesp, autoridades, imprensa, diretores de escolas, atletas e técnicos que estiveram presentes nas primeiras edições do torneio e foram fundamentais para o atual sucesso da competição. Na ocasião, serão apresentados a logomarca dos 40 anos do Jern’s, o calendário dos jogos escolares e programação dos regionais para 2010.

Para Ana Dalva, coordenadora da Codesp, é importante valorizar quem esteve presente no início do projeto. “Foram convidados técnicos e atletas que estiveram presentes ainda quando o Jern’s era disputado apenas em sete modalidades. Eles foram muito importantes para o Jerns ser o que é hoje”, comentou.

A Governadora Wilma de Faria, o vice-governador e secretários foram convidados, assim como presidentes das federações de esportes para discutir sobre o maior evento escolar do Estado. Os jornalistas presentes participarão de uma coletiva de imprensa para esclarecer todas as dúvidas.

Ana Dalva fez questão de destacar a importância dos jogos para a formação dos jovens. “O Jern’s é muito importante por ser uma experiência única durante o período escolar. Os jovens aprendem a ter mais disciplina, a enfrentar adversidades, a conviver com pessoas diferentes respeitando o próximo. Atletas, que participaram dos jogos há muito tempo atrás, falam que hoje colocam em prática no dia a dia o que aprenderam na disputa do torneio escolar. É uma verdadeira lição de vida”, finalizou.

HISTÓRICO

Os Jogos EScolares do Rio Grande do Norte nasceu no ano de 1970, após Sebastião Cunha, até então Chefe do Setor de Educação, enviar à Assembléia Legislativa, uma proposta de criação de um novo departamento dentro da Secretaria Estadual de Educação. A idéia foi aprovada e surgiu o Departamento de Educação Física e Desportos (DED) que propiciou a criação dos antigos Jogos Ginasiais Estudantis.

O torneio, que em sua primeira edição contou com apenas 18 escolas, logo obteve sucesso e foi responsável por revelar vários atletas de destaque no cenário nacional. Os medalhistas olímpicos Vicente Lenilson e Virna, o jogador de futebol Matuzalém, o surfista Danilo Costa, a jogadora de vôlei de praia Juliana e a velocista Magnólia Figueiredo são exemplos disso.

Uma resposta para Codesp lança 40 anos do Jerns e apresenta calendário escolar 2010

  1. Alison de paiva silva disse:

    tabela

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: