Apresentações do Circuito BNDES abre temporada 2010 em Sergipe

O Circuito BNDES Musica Brasilis abre sua temporada 2010 neste mês de abril, chegando a Aracaju para três concertos dias 14, 15 e 16, reunindo a cravista Rosana Lanzelotte e o Quarteto de Cordas da Orsse. Os eventos – com o tema De Bach às Bachianas – têm entrada franca e marcam também o lançamento do portal Musica Brasilis (www.musicabrasilis.com.br).

São três concertos – na Biblioteca Epifânio Dória, no Convento de São Francisco, em São Cristóvão, e na Sociedade Filarmônica de Sergipe. O programa tem peças de J. S. Bach, Carlos Gomes e Villa-Lobos, numa viagem que vai de Bach às Bachianas (peças em que Villa-Lobos remarca a influencia recebida do compositor alemão).

A realização é de Rosana Lanzelotte, cravista e doutora em informática, que teve sua formação iniciada em Aracaju, e, além de cravista, é Doutora em Informática e é a idealizadora da série de concertos e do portal Musica Brasilis.

Em uma iniciativa inédita no Brasil, os concertos são gravados para a exibição no portal, sob a forma de vídeos e escutas guiadas.

Artista brasileira aplaudida no país e no exterior, Rosana Lanzelotte iniciou sua formação musical em Aracaju nos anos 60, ao mesmo tempo que era alfabetizada no Colégio Jackson de Figueiredo. Registrou em CD desde obras raras de Bach e Haydn até as sonatas inéditas do português Avondano e do austríaco Neukomm. Foi a
primeira a gravar obras brasileiras do séc. XX no CD “O Cravo Brasileiro”, que recebeu o comentário: “Rosana Lanzelotte casa um instrumento com o país”. Pelo selo Biscoito Fino, lançou o CD Neukomm no Brasil – agraciado com o Prêmio Bravo em 2009 – e Nazareth, em que registrou as inéditas Encantador e Furinga.

Doutora em Informática, idealizou o portal http://www.musicabrasilis.org.br que disponibiliza partituras, áudios, vídeos e jogos em torno dos repertórios brasileiros de todos os tempos. Suas realizações na área musical a fizeram merecedora do prêmio Golfinho de Ouro, atribuído pelo Conselho Estadual de Cultura do Rio, e da comenda Chevalier des Arts et des Lettres, outorgada pelo Governo francês.

Programação

14/4 às 19h30 – Convento de São Francisco, São Cristóvão (SE)

Apresentação de Rosana Lanzelotte (cravo) e Quarteto de Cordas da Sinfônica de Sergipe

15/4 às 20h – Biblioteca Pública Epifânio Dórea, Aracaju (SE)

Rosana Lanzelotte (cravo) e Quarteto de Cordas da Sinfônica de Sergipe

16/4 às 20h – Sociedade Filarmônica de Sergipe, Sofise, Aracaju (SE)

Rosana Lanzelotte (cravo) e Quarteto de Cordas da Sinfônica de Sergipe

Todos os eventos têm entrada gratuita

Sobre o Circuito BNDES Música Brasilis

O Circuito, que teve sua primeira edição em novembro do ano passado (com concertos no Rio, em SP, Recife, Tiradentes e Ouro Preto), surgiu como um desdobramento natural da série Música nas Igrejas, que Rosana criou no Rio de Janeiro há 21 anos. A idéia foi levar a sítios de importância arquitetônica o repertório barroco; assim, música e patrimônio arquitetônico, em especial as igrejas, restauradas são reunidos sob a égide da preservação e da renovação. Os projetos de restauração de igrejas do BNDES (que já passa de 120 monumentos tombados, num investimento de mais de R$ 150 milhões nos ultimos 12 anos) se combinam com a itinerância da música de concerto com entrada franca. Dessa maneira, patrimônio artístico material e imaterial se somam, com espetáculos de alta qualidade musical ocupando pontos referenciais da história do Brasil. As igrejas, marcos arquitetônicos da opulência barroca de nossa cultura, são berço de uma rica parcela de nossa produção musical. Em todos os tempos, os mais importantes músicos brasileiros escreveram obras para igrejas, desde os compositores pernambucanos e mineiros do séc. XVIII, passando pelo mais cultuado músico do início do século XIX – José Maurício Nunes Garcia – e chegando ao grande Villa-Lobos, homenageado na temporada 2009-10 pelos 50 anos de sua morte.

O portal Musica Brasilis(www.musicabrasilis.org.br) disponibiliza mais de 300 partituras, áudios e vídeos de obras musicais brasileiras. Trata-se de um dos únicos em que as obras são apresentadas em formato adequado para a execução, com partes separadas para os instrumentos. O portal tem recursos interativos para ampliar o interesse nos repertórios, como:

– Escuta Guiada – escuta sincronizada com a visualização da partitura e de comentários explicativos, que apontam aspectos da obra e dos instrumentos utilizados;

– Jogos Musicais – para aguçar a escuta, ampliar o gosto pela música brasileira e estimular a criatividade.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: