Grupo de dança da UFRN é único brasileiro em festival chinês

O Grupo Parafolclórico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) é o único representante brasileiro convidado a participar do 8th China International Folk Art Festival, evento realizado neste domingo (3), na República Popular da China.

O espetáculo escolhido foi “Debaixo do barro do chão” que se configura em uma homenagem a Luiz Gonzaga, o grande porta-voz da cultura nordestina. A peça aborda o universo dos festejos juninos, com enfoque nos costumes, crendices e superstições, adivinhações e a riqueza dos sabores, que nas suas cores e aromas, integram e alimentam a alma nordestina.

“Debaixo do barro do chão” materializa a vivência cultural dessas festas regionais e ao mesmo tempo universais. O espetáculo reúne o sagrado e o profano, apresentando danças como o pau de fitas; a dança das bandeirinhas; o balancê; a dança das peneiras; o xaxado; o sangê e o xote, entrelaçadas com os elementos que as caracterizam, os rituais que as envolvem e as diversas encenações que reafirmam a identidade da nossa gente e enfatizam a pertença ao solo, à cultura e à tradição.

O evento é coberto por toda a rede televisiva chinesa, bem como apreciado por outros países convidados para o festival.

O trabalho é resultado de pesquisa das danças brasileiras, no intuito de torná-las vivas na memória dos seus agentes; sejam os bailarinos, que por meio de seus movimentos corporais expressam as marcas culturais; sejam pelos espectadores, que por meio da visualização estética compreendem e reconhecem esses elementos de nossa cultura por vezes desconhecidos.

O grupo de dança popular é um projeto de extensão universitária formado por alunos, funcionários e professores da UFRN, além de estudantes e da comunidade em geral. Com 19 anos de existência, busca religar o saber acadêmico ao saber popular, através de construção de espetáculos fazendo releituras de danças populares do nordeste brasileiro. Dentre as atividades realizadas destacam-se a realização de espetáculos, as pesquisas das manifestações folclóricas, as apresentações em eventos escolares e científicos, além de festivais.

O Grupo Parafolclórico é fundamentado na perspectiva do multiculturalismo crítico e dialoga com áreas do conhecimento como Folclore, Arte, Educação Física e Ciências Sociais.

Nestes 19 anos de existência, o Grupo já atingiu um público estimado em mais de um milhão de pessoas, com seus 12 espetáculos produzidos. Possuindo um reconhecimento internacional, participando de diversos festivais, a convite da FEBRARP/UNICEF, em países como Alemanha, Portugal e Espanha.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: