Festas Populares de Salvador

O resgate de manifestações populares de Salvador é tema da Exposição e da Coletânea Multimídia denominadas “Festas Populares de Salvador, que têm abertura e lançamento no dia 07 de outubro, a partir das 19h, simultaneamente, na Galeria Solar Ferrão e na Galeria Oi Kabum! – ambas no Pelourinho. Os produtos da mostra são resultado do trabalho realizado por jovens que integram o Núcleo de Produção da Oi Kabum! Salvador, Escola de Arte e Tecnologia do Oi Futuro desenvolvida em parceria com a organização não-governamental Cipó – Comunicação Interativa. Os adolescentes presenciaram e registraram, de diversas formas, a ocorrência de 17 manifestações que compõem o ciclo de festas típicas de Salvador, no período de dezembro de 2009 a setembro de 2010.

Para realizarem estes registros os jovens acompanharam os personagens que mantém vivas as celebrações também conhecidas como “Festas do Largo”, que compõem um intenso calendário anual, que tem início em dezembro, com a festa de Santa Bárbara e prossegue com festas como a de Conceição da Praia, Santa Luzia, Boa Viagem, Lapinha, Bonfim, Ribeira, São Lázaro e Iemanjá, passando pelo Carnaval (com a saída dos afoxés e blocos afro como o Ilê Aiyê, Filhos de Gandhi e Olodum) até chegar aos festejos juninos, ao Cortejo de 2 de Julho, e finalizando com as festas de São Roque em Agosto, e de Cosme e Damião, em setembro.

Na exposição, as festas populares são apresentadas, e reinventadas, através do uso de linguagens e suportes contemporâneos como videoinstalações, fotografias, imagens em vídeo e animações em projeções que serão acionadas por sensores, estimulando a participação e a interatividade dos visitantes. Além de representarem o sincretismo religioso baiano, as festividades têm a cultura popular e as bases afro-brasileiras e africanas como fontes de referência. É possível detectar também a presença indígena, que aparece em várias das manifestações e expressões mapeadas na pesquisa, além da importância da contribuição da cultura portuguesa.

As visitações também podem ser feitas na Galeria Oi Kabum! de 08/10 a 17/12, de segunda à sexta, das 8h às 18h.

Data: 8/10/2010 a 15/10/2010
Local: Espaço Cultural Solar Ferrão
Endereço: Rua Gregório de Matos 45
Horário: De segunda à sexta das 10h às 18h / sábados, domingos e nos feriados, das 13h às 17h (até 21/11)
Valor: Entrada gratuita
Mais Informações: (71) 3117-6357

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: