Show comemorativo do aniversario de Fortaleza – 286 anos

Este slideshow necessita de JavaScript.

Fortaleza completa 286 anos no dia 13 de abril e o mês inteiro é de comemoração  Na esteira da data comemorativa, a Secretaria de Cultura de Fortaleza consolida e dá especial visibilidade às ações, programas e projetos que buscam valorizar e potencializar nossos bens simbólicos e as mais diversas formas de convivência, expressão e invenção.

Defendendo o direito à cidade e apostando no potencial de requalificação dos espaços públicos através das artes, a Secultfor planeja e realiza uma programação especial de aniversário que se desdobra por diversos equipamentos culturais e aponta para a nossa diversidade cultural. São muitas as boas pedidas: música instrumental e feijoada nas tardes de sábado no Passeio Público; domingos musicais no Parque Adahil Barreto; todas as artes reunidas em diferentes noites no Mercado dos Pinhões; formação e diversão especialmente voltada para a juventude nos diversos espaços do Cuca Che Guevara; reflexão e fruição estética em cursos e programas desenvolvidos na Vila das Artes; o melhor do repertório local em shows produzidos para o Anfiteatro Flávio Ponte, no calçadão da avenida Beira-Mar e muito mais.

No dia 13, em particular, todas as atenções são voltadas para o palco armado no Aterro da Praia de Iracema, onde moradores e visitantes serão presenteados com o show do cantor e compositor Paulinho da Viola, além de um time campeão de intérpretes e músicos locais. Paulinho traz para o público cearense a pujança de seu repertório, adaptado para um espetáculo ao ar livre, onde explora o ritmo e a força de clássicos de seu repertório. Autor de sucessos como “Foi um Rio que Passou em Minha Vida” e “Timoneiro”, além dos inúmeros sambas em homenagem à sua Portela, Paulinho chega a Fortaleza com sua elegância ímpar e bem acompanhado. A banda é um capítulo à parte, formada pelo maestro e pianista Cristóvão Bastos, Mário Séve (sopros), Dininho (contrabaixo), Hércules (bateria), Celsinho Silva (ritmo e percussão), Esguleba (percussões), João Paulo Rabello (violão) e Beatriz Faria (vocal).

Os dois últimos – João e Beatriz – são filhos de Paulinho. João substitui César Faria, pai de Paulinho e seu violão de acompanhamento por décadas. César, que era o violão de apoio de Jacob do Bandolim, faleceu há três anos. Beatriz vem fazendo sucesso nos musicais Sassaricando e É com Esse que eu vou – ambos da safra do jornalista e escritor Sérgio Cabral – que lotaram as salas do Rio, São Paulo e Brasília em recentes turnês. Longe dos palcos locais desde 2005, Paulinho se animou com a proposta de um espetáculo em praia para fazer valer a força do samba genuíno, que levanta tradicionalmente multidões nas escolas de samba. “O grande espetáculo é sempre legal, pela vibração do público”, diz Paulinho. “É sempre desafiante conciliar a proposta de um megaevento com a qualidade de som ideal, acústica boa e , por consequência, maior foco do público na apresentação. Mas temos conseguido e sempre acaba sendo uma grande festa”, prossegue. Paulinho tem ligação sentimental com o Nordeste (sua avó, Julia, já falecida, é natural de Mossoró, no Rio Grande do Norte) e boas lembranças de apresentações anteriores em Fortaleza. “O público nordestino tem uma alegria e um humor incomparáveis, apesar das dificuldades da vida”, diz.

E é com essa vocação inconteste para a festa e para a alegria que o público local também assiste ao show que antecede a apresentação do artista convidado. Às 19h, o show “Fortalezas Musicais” é um caleidoscópio de talentos locais. A começar pelo Quinteto Agreste, que dá as boas-vindas cantando o Hino de Fortaleza, além de canções do próprio repertório. Formado por Mário Mesquita (vocal e violão 12 cordas), Tarcísio Lima (vocal, violão, arranjos e direção musical), Arlindo Araújo (vocal e roteiros musicais), Marcos Nunes (vocal e violão) e Ademir do Vale (percussão), o Quinteto é pura sonoridade nordestina na abertura das comemorações.

Na sequência, quem sobe ao palco é a banda especialmente formada para presentear Fortaleza: Heriberto Porto (flauta, arranjos e direção musical), Miqueias dos Santos (contrabaixo), Tiago Almeida (teclado), Luizinho Duarte (bateria), Carlinhos Patriolino (violão, guitarra e bandolim), Adelson Viana (acordeom), Bob Mesquita (saxofone) e Rossano Cavalcante (percussão) são a luxuosa base de acompanhamento para oito diferentes intérpretes não menos respeitados e festejados. São eles: o cantor Ray Miranda, que tem mais de 60 anos de dedicação à música; o compositor e intérprete Rodger Rogério; Edinho Vilas Boas, jovem compositor do movimento “Bora!”; o cantor, compositor e guitarrista Cláudio Mendes, além das cantoras Fhátima Santos, Gigi Castro, Nayra Costa e Júlia Dantas. Aberto ao público, o show comemorativo do aniversário da cidade é também um brinde às políticas públicas para a cultura quem vêm garantindo a difusão e circulação das artes, além do livre e irrestrito acesso aos bens culturais, considerado como direito básico cada vez mais assegurado.

SERVIÇO

286 anos de Fortaleza – show comemorativo do aniversário com Paulinho da Viola e intérpretes locais. Dia 13 de abril, a partir das 19h, no Aterro da Praia de Iracema. Aberto ao público.

Fortaleza a Pé

De 1 a 31 de abril

No mês de aniversário da cidade a coordenação de Patrimônio da Secultfor organiza o projeto Fortaleza a pé. São 30 dias de passeio pelo centro da cidade, em percursos que passam pela história da cidade através dos bens patrimonializados e outros espaços de relevância histórica como Passeio Público, Theatro José de Alencar, Praça José do Ferreira, Praça da Estação, dentre outros. Para democratizar e estimular o acesso, um ônibus passa por bairros da periferia, além de escolas municipais, transportando os interessados para o ponto de encontro no Centro da Cidade. Aos finais de semana, o projeto abre para agendamento. Mais informações através do telefone 32372687

Dia 19

Quinta Cultural especial com Fausto Nilo, às 18h, no Mercado dos pinhões

Comemorando o aniversário da Cidade, a Quinta Cultural traz o cantor e compositor Fausto Nilo em apresentação especial acompanhado por Cristiano Pinho, Tarcísio Sardinha, Nélio Costa e Luizinho Duarte. O show tem um repertório formado por canções aclamadas como Doroty Lamour, Lua do Leblon, Bloco do Prazer e Chão da Praça. Além de suas famosas canções, o compositor traz a inédita “Deusa da Tarde”, canção integrante do álbum que está preparando com doze composições em parceria com Dominguinhos.

Dia 26

Quinta Cultural especial de aniversário com Aparecida Silvino e Eugênio Leandro, às 18h, no Mercado dos Pinhões

Seguindo com a celebração do aniversário de Fortaleza, a noite fica por conta de Aparecida Silvino e Eugênio Leandro.

Aparecida se apresenta com Ricardo Pontes, Nélio Costa Marcus Vinnie, Eduardo Holanda e traz um tepertório formado pelas doze músicas de seu novo trabalho, “Sinal de Cais”. O álbum está em faze de mixagem e será lançado em junho com composições de Aparecida e músicos parceiros. Canções inéditas como “Curta a Vida”, com Zé Edu Camargo e “O que Virá”, com Gilvandro Filho, além da música de trabalho “Tempo”, de Sonekka e Aparecida, que já está nas rádios fazem parte do repertório.

Eugênio Leandro se apresenta com a mesma banda de Aparecida e traz musicas de seus quatro discos, além de canções inéditas que farão parte de seu quinto disco, que deverá ser lançado ainda esse ano.

Dia 30

Exibição do vídeo Fortaleza em Sol Maior, às 19h, na Vila das Artes

P ara comemorar o aniversário de Fortaleza a Vila das Artes, equipamento da Secretaia de Cultura de Fortaleza, preparou um vídeo coletivo inspirado em composições de músicos cearenses. Contar a cidade mesclando as possibilidades do audiovisual e as singularidades da linguagem puramente sonora, além de reinventar através de obras cearenses é a idéia do projeto Fortaleza em Sol Maior. O vídeo coletivo reune sete obras audiovisuais, com duração de um a cinco minutos, que foram selecionadas entre 14 roteiros inscritos. Chega, Chega Chegadinho (Lauro Maia), de Célia Chaves Gurgel Amaral, Samples de Odiamor (Uirá dos Reis), de Leonardo Mouramateus, Menino de Rua (Luiz Sérgio), de Marina Marques Morais, Domingo no Lago (Chico Alencar/Rômulo Fabrício/Reginaldo da Rocha) de Francisco Ribeiro, Como nossos pais (Belchior), de Tiago Pedro de Araújo, Bicicleta (Wagner de Castro), de Antonio Tavares de Sousa Neto e Aqui Jazz Você (Leonardo Adriano), de Gustavo de Paula Mineiro foram os roteiros selecionados para compor a obra coletiva.

A comissão de seleção foi formada pela pesquisadora e professora Beatriz Furtado, pela cantora e compositora Paula Tesser e pelo realizador audiovisual e pesquisador Hugo Pierot.

Fortaleza em Sol Maior faz parte do projeto de audiovisual que a Vila das Artes lança anualmente para comemorar o aniversário da Cidade. A proposta é contribuir para o desenvolvimento da livre-expressão e afetividade entre os cidadãos e a cidade. O vídeo será exibido dia 30 de abril, às 19h, na Vila das Artes e durante o mês de maio em espaçoes públicos dos bairros da cidade, divulgando e democratizando o acesso à essa produção coletiva.

Outros anos

O projeto existe desde 2008. O primeiro vídeo da série foi “Fortalezas 24h”, que retratou o cotidiano da cidade em um minuto do dia. O segundo, “Fortalezas”, traz histórias (reais ou fictícias) de personagens da cidade. Em 2010, “Se Essa Rua Fosse Minha” contou histórias das ruas da cidade. Ano passado, “Fortaleza em Todos os Sentidos” apresentou uma fortaleza sensorial, através do olfato, tato, audição, visão e paladar. A intenção do projeto é preservar a memória do cotidiano da cidade e revelar sua pluralidade e singularidades. Belezas, fatos e personagens que constroem e transformam a cada dia a vida e a Cidade. È um presente para Fortaleza no mês do aniversário de Cidade.

Serviço

Fortaleza em Sol Maior. Vídeo Coletivo a partir de composições de autores cearenses em comemoração aos 286 anos de Fortaleza. Exibição dia 30 de abril, às 19h, na Vila das Artes. (Rua 24 de maio, 1221, Centro)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: