Festival Pernambuco em Daça reúne cerca de 50 grupos

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Apresentações de maracatus, caboclinhos e blocos líricos marcaram a abertura do Festival Pernambuco em Dança 2012, na Quadra da Escola Professor Jordão Emerenciano, na comunidade da UR-2, no Ibura, na Zona Sul do Recife, no sábado (14). A programação do evento segue até o dia 20 de maio e reunirá cerca de 50 grupos, em vários palcos do Recife e de outros municípios do estado.

O festival passará pelos bairros do Ibura, Alto José Bonifácio, Teatro de Santa Isabel (24, 25 e 26 de abril) e Pátio de São Pedro (29 de abril), no Recife, além das cidades de Paudalho (5 e 6 de maio), Bezerros (12 e 13 de maio) e Ipojuca (19 e 20 de maio), no interior do estado.

Coordenado pelo coreógrafo e bailarino Fred Salim, o festival reúne várias modalidades de dança e grupos profissionais, amadores, escolas, academias, grupos de ONGs e de pontos de cultura.

O evento presta homenagens a artistas e personalidades pela contribuição com a dança. Nesta edição, André Madureira, o Balé Popular do Recife e a Yalorixá Mãe Fátima de Oxum, do Terreiro Ilê Axé Oxum Ninin, de Paulista, no Grande Recife, serão os homenageados. Eles receberão o Troféu e Diploma Construtores da Dança em Pernambuco.
“Estreamos com a etapa nas comunidades, levando o festival para as pessoas que têm menos acesso a bens culturais. Este ano vamos homenagear André Madureira, o Balé Popular do Recife e Mãe Fátima de Oxum, que vem representando a influência da matriz africana na dança brasileira. A gente teve ideia de homenagear as pessoas em vida. O festival procura valorizar também o conhecimento não formal. O evento é eclético. Ele tem dança clássica, contemporânea, balé, manifestações tradicionais, grupos de ONGs e grupos profissionais. A gente mostra a dança em todas as suas facetas. Toda a programação é de graça, menos no [Teatro] Santa Isabel, onde vai ser cobrado um preço simbólico de R$ 10, por determinação do Teatro”, afirmou a coordenadora de produção do Festival, Dani Bastos.

Serviço: Festival Pernambuco em Dança 2012

Data: De 14 de abril a 20 de maio
Locais:Ibura – 14 e 15 de abril, às 19h – Quadra da Escola Professor Jordão Emerenciano, na comunidade da UR-2
Alto José Bonifácio – 21 e 22 de abril, às 19h – Quadra Poliesportiva do Alto José Bonifácio
Teatro de Santa Isabel – 24, 25 e 26 de abril, às 18h – Praça da República, no bairro de Santo Antônio
Pátio de São Pedro – 29 de abril, às 18h – Bairro de São José
Paudalho – 5 e 6 de maio, às 19h – Parque de Eventos Beira Rio Pio Guerra (Avenida Maranhão, centro)
Bezerros – 12 e 13 de maio, às 19h – Centro Municipal de Atenção Integral a Criança e o Adolescente, na Rua Henrique Dias, s/n, Santo Antônio
Ipojuca – 19 e 20 de maio, às 19h – Praça Getúlio Vargas, Centro

Por G1 PE

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: