São Luís recebe título de Capital Americana da Cultura de 2012

Este slideshow necessita de JavaScript.

São Luis receberá oficialmente, nesta quarta-feira (18), o título de Capital Americana da Cultura do ano de 2012. A capital maranhense, detentora da nomeação em seu quarto centenário, iniciará, então, as atividades culturais inerentes ao título.

A entrega do prêmio, que oficializa a nomeação, acontecerá às 20h desta quarta-feira (18), no Teatro arthur Azevedo, enquanto diversas apresentações folclóricas típicas de São Luís, como bumba-meu-boi, tambor de crioula, danças portuguesas, entre outras, se apresentam simultaneamente no Centro Histórico, demonstrando a grande diversidade cultural local.

Além das belezas naturais, do patrimônio histórico e intelectual, e de sua diversidade cultural, o quarto centenário da cidade também influenciou na escolha de São Luís para o recebimento do título. Para homenagear o momento ímpar na história da capital maranhense, o Bureau Internacional de Capitais Culturais (IBOCC), entidade gestora da noemação, dispensou, inclusive, um consurso para a escolha da sede deste ano.

Reconhecimento internacional
Com a oficialização do título, a cidade de São Luís começará, também, a projetar-se internacionalmente através do canal “Antena 3 Internacional”, que exibirá os atrativos de São Luís nos âmbitos da arquitetura, das tradições, da gastronomia, arte, história, e etc.

São Luís terá, ainda, presença destacada no anúncio histórico sobre as capitais americanas da cultura, também veiculado pelo canal Antena 3 Internacional, que emite sua programação via satélite 24 horas por dia e chega aos lares através dos principais operadores de TV a cabo e via satélite.

A programação do canal é recebida em cinco milhões de lares de 19 países iberoamericanos e EUA e também está acessível para qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo através da Internet, no site http://www.teleporlared.com.

Título “Capital Americana da Cultura”
Criado em 1998, o título tem como objetivo promover a integração interamericana a partir da cultura e contribuir para um melhor conhecimento entre os povos do continente americano.
O Antena 3 Internacional (Madri, Espanha) e o Grupo Discovery Channel (Miami, Flórida – EUA) são os canais oficiais de televisão colaboradores.

Veja a lista das últimas cidades a receber a premiação:
Mérida (México) – 2000
Iquique (Chile) – 2001
Maceió (Brasil) – 2002
Cidade do Panamá (Panamá) e Curitiba (Brasil) – 2003
Santiago (Chile) – 2004
Guadalajara (México) – 2005
Córdoba (Argentina) – 2006
Cusco (Peru) – 2007
Brasília (Brasil) – 2008
Asuncão (Paraguai) – 2009
Santo Domingo (República Dominicana) – 2010
Quito (Equador) – 2011
São Luís (Brasil) – 2012

Por G1 MA

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: